A relação do açúcar e diabetes vai muito além de uma simples comparação, pois uma pessoa com diabetes pode comer doces e outros alimentos ricos em carboidratos, que são constituídos por açúcares, desde que sejam controladas em pequenas quantidades.
O açúcar mais consumido no mundo todo é conhecido como açúcar branco refinado.
Este açúcar de modo geral fornece energia ao corpo, mas também aumenta as taxas de glicose no sangue que é controlada pela insulina, mas o problema é que nos diabéticos a produção de insulina é insuficiente.
Quando um diabético consome açúcar exageradamente, o nível de glicose aumenta ficando descontrolado, resultando num quadro conhecido como hiperglicemia.
Açúcar e Diabetes – Cuidado com a Hiperglicemia
Com o quadro de hiperglicemia (glicemia elevada) vem as complicações como a desidratação (tem casos que a pessoa urina a cada 30 minutos), dificuldade de enxergar (tanto para perto quanto para longe) e podendo até entrar em estado de coma devido à elevada glicemia.
A hiperglicemia em longo prazo pode levar a complicações crônicas, como a cegueira, falência dos rins e lesão nos nervos, além de aumentar consideravelmente o risco de infarto do miocárdio, derrame cerebral e outras complicações cardiovasculares.
Dados relevantes sobre o Açúcar e Diabetes
Um estudo revelou que indivíduos que consomem regularmente bebidas adoçadas com açúcar têm um risco em média de 25% maior de desenvolver a diabetes tipo 2 do que outras pessoas.
De acordo com outro estudo, beber apenas uma bebida com açúcar adicionado por dia aumenta o risco em 13%, independentemente de qualquer ganho de peso que esse hábito possa causar.
Além disso, os países onde o consumo de açúcar é mais alto também têm as taxas mais altas de diabetes tipo 2, enquanto aqueles com o consumo mais baixo têm as taxas mais baixas.
Mantendo-nos ainda nas pesquisas, uma delas mostrou que a ligação entre a ingestão de açúcar e diabetes ainda se mantém mesmo após o controle da ingestão total de calorias, peso corporal, consumo de álcool e exercícios.
Então o açúcar e diabetes tem associação entre ambos?
Embora esses estudos não provem que o açúcar causa diabetes, a associação entre ambos é muito forte, e por esse motivo, que muitos pesquisadores acreditam que o açúcar aumenta o risco de diabetes direta e/ou indiretamente, ou seja, na dúvida devemos controlar sempre.
Consumir grandes quantidades de açúcar também pode aumentar indiretamente o risco de diabetes, contribuindo para o ganho de peso e aumento da gordura corporal, que são fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes.
Além do mais, estudos com animais sugerem que comer muito açúcar pode interromper a sinalização da leptina, um hormônio que promove a sensação de saciedade, levando a comer demais e ganhar peso.
Para reduzir os efeitos negativos do alto consumo de açúcar, a O.M.S. (Organização Mundial da Saúde) recomenda não obter mais do que 10% de suas calorias diárias de açúcares adicionados que não sejam encontrados naturalmente nos alimentos.
Quem tem Diabetes pode ingerir Açúcares Naturais?
Embora a ingestão de grandes quantidades de açúcares adicionados tenha sido associada ao diabetes, o mesmo não acontece com os açúcares naturais.
Açúcares naturais são açúcares que existem em frutas e vegetais e não foram adicionados durante a fabricação ou processamento.
Uma vez que esses tipos de açúcar existem em uma matriz de fibra, água, antioxidantes e outros nutrientes, eles são digeridos e absorvidos mais lentamente e com menor probabilidade de causar picos de açúcar no sangue.
Frutas e vegetais também tendem a conter muito menos açúcar por peso do que muitos alimentos processados, e é por isso, que é mais fácil controlar o consumo.
Estudos descobriram que comer pelo menos uma porção de fruta por dia reduz o risco de diabetes em 7 a 13% em comparação com não comer nenhuma fruta.
Quem tem diabetes pode comer doces (sobremesas)?
Sim, pode comer qualquer tipo de doce, desde que moderadamente. Mas se quiser comer abusando um pouquinho, basta ter várias receitas de salgados e doces sem açúcar, sem lactose e sem glúten em mãos.
Quer aproveitar e conhecer as receitas? Basta Clicar Aqui ou na imagem abaixo!
O que pode ajudar a reduzir o risco de Diabetes?
Incrível que pareça, mas apenas hábitos saudáveis, já reduzem muito o risco de desenvolver diabetes e outras doenças, porque fortalecem seu sistema imunológico e previnem o excesso de peso, que têm influência direta na maior parte das complicações de saúde hoje em dia.
A melhor maneira e mais eficaz de prevenir a diabetes é manter uma alimentação balanceada, rica em fibras, vegetais, frutas e alimentos integrais, e praticar exercícios físicos regularmente.
VEJA TAMBÉM:
Cirurgia para controlar o diabetes
O que tomar para controlar o diabetes
Sobremesas deliciosas para diabéticos