Vamos conhecer nesse artigo 7 Formas de Aumentar a Imunidade do Corpo para diminuir as possibilidades de contrairmos doenças como gripes e resfriados, pois estes estão associados diretamente aos sintomas da COVID-19, mas para isso devemos entender o que é a Imunidade.
O que é Imunidade?
Imunidade é a capacidade de resistir a um agente causador de determinadas doenças, pois ela é o mecanismo utilizado pelo organismo como resposta à substâncias estranhas presentes no corpo.
Ela é desencadeada pelo sistema imunológico, que atua pela ação de células de defesa e pela produção de anticorpos, que são as proteínas produzidas em resposta à presença de antígenos, portanto, começarão à agir contra o agente agressor.
Para ser mais esclarecedor, o sistema imunológico do nosso organismo é um conjunto de células, proteínas, tecidos e órgãos que nos defendem de agentes externos, como vírus e bactérias, e se esse sistema não tiver uma manutenção adequada, a nossa imunidade fica baixa e qualquer mudança climática poderá nos derrubar.
Agora que já sabemos de que se trata a Imunidade, vamos ver como aumentar, ou melhor, como fortalecer o sistema imunológico.
São formas e dicas para pessoas de todas as idades fortalecerem a imunidade principalmente com uma alimentação saudável.
Quando Precisa Aumentar a Imunidade
Para responder a essa pergunta, basta sabermos quando nosso sistema imunológico está enfraquecido.
O que caracteriza um sistema imunológico enfraquecido, é o aumento do número de vezes em que a pessoa fica doente, apresentando gripes, resfriados e outras infecções virais com mais frequência como exemplo a herpes.
Nesse caso é provável que o corpo não esteja conseguindo produzir as células necessárias de defesa de forma eficiente, o que facilita a instalação de novas doenças, e dessa forma, devemos fortalecer nosso sistema imunológico. Confira abaixo!
7 Formas de Aumentar a Imunidade do Corpo
Aumentar a imunidade do nosso corpo não é tão difícil, basta ter bons hábitos diários e cuidar bem da nossa alimentação, e é o que veremos agora.
As formas citadas abaixo, não são necessariamente na ordem de prioridade e sim apenas como base.
1ª Forma de Aumentar a Imunidade: Tomando Sol
Expor-se ao sol diariamente, sem protetor solar por um período mínimo de 20 minutos por dia antes das 10 da manhã e/ou após as 16 horas, a fim de evitar os efeitos nocivos dos raios solares.
Esta exposição ao Sol é ideal para aumentar a produção de vitamina D no organismo, que é fundamental para o fortalecimento dos ossos e das defesas do sistema imunológico.
2ª Forma de Aumentar a Imunidade: Bebendo Água
A água desempenha muitas funções importantes no corpo, incluindo o apoio ao sistema imunológico.
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo, principalmente para as células de defesa.
Um fluido no sistema circulatório chamado linfa, que transporta células imunológicas importantes para o combate a infecções pelo corpo, é composto principalmente de água.
A desidratação retarda o movimento da linfa, o que pode ocasionar um comprometimento do sistema imunológico.
Por esse e outros motivos, beber no mínimo dois litros de água mineral ou filtrada todos os dias, é suficiente para fortalecer a imunidade.
3ª Forma de Aumentar a Imunidade: Dormindo Bem
Isso mesmo, dormindo bem, pois uma noite de sono bem dormida resolve muitos problemas de saúde inclusive.
Durma de 8 a 10 horas por noite, mas se não puder por qualquer motivo que seja, descanse o corpo e a mente o máximo que conseguir, pois essa pequena ação já vai ajudar no controle da sua imunidade.
Tenha controle de suas emoções e evite a insônia, a ansiedade, o medo e o pânico, pois todos eles contribuem para o surgimento de substâncias imunodepressoras como o cortisol.
4ª Forma de Aumentar a Imunidade: Praticando Atividades Físicas
A prática de exercícios físicos é a base para a manutenção da imunidade, pois é comprovado que fazer atividades físicas regularmente mobiliza as células T, um tipo de glóbulo branco que protege o corpo contra infecções.
Os exercícios reduzem o estresse e aumentam a produção de anticorpos no organismo.
Até mesmo dentro de casa é possível fazer 30 minutos diários de alguma atividade física, utilizando materiais simples, como corda ou cadeira ou, até mesmo, com o próprio corpo.
Tarefas domésticas, como varrer a casa ou lavar o banheiro ajudam, embora não substituam totalmente os exercícios de uma academia.
5ª Forma de Aumentar a Imunidade: Tomando Chás
Os chás não substituem o consumo de água, no entanto, podem ser utilizados como uma estratégia para otimizar ainda mais o sistema imunológico de cada pessoa.
Consumir chás antioxidantes como verde, hibisco, romã, gengibre, cúrcuma e maçã com canela melhoram o metabolismo, auxiliando na defesa do organismo como um todo.
6ª Forma de Aumentar a Imunidade: Consumindo Remédios Naturais
Temos uma gama de remédios naturais em nosso planeta, mas pouquíssimos são conhecidos e utilizados para os seus devidos fins.
A cúrcuma ou açafrão da terra, por exemplo, tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana.
O gengibre, além de eliminar as bactérias nocivas ao organismo, aumenta as defesas do corpo.
Cebola e alho são agentes anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos.
O Própolis, por ter ação antioxidante, é um dos preferidos pelos nutricionistas para aumentar a imunidade.
Esses são só alguns exemplos de temperos e especiarias que podem ser usados como Remédios Naturais.
7ª Forma de Aumentar a Imunidade: Consumindo Vitaminas Naturais
O cuidado em consumir uma alimentação natural como a melhor fonte de vitaminas para deixar a imunidade alta é uma das mais simples de pôr em prática.
As Vitaminas obtidas através dos alimentos são sintetizadas e absorvidas pelo organismo, para servirem de combustível para suas funções básicas, como a produção de tecidos, funcionamento dos órgãos e do próprio sistema imunológico.
Nosso corpo precisa dessas vitaminas como exemplo as Vitaminas A, B, C, D e E, e em conjunto com alguns minerais como o zinco e o selênio, ajudam a aumentar nossa imunidade.
CONCLUSÃO
Acabamos de ver aqui 7 Formas de Aumentar a Imunidade do Corpo, mas precisamos saber realmente quando é que precisamos tomar cuidado com isso.
Para saber se você já está com baixa imunidade, basta prestar atenção aos sintomas mais frequentes.
Infecções, febres, calafrios, cansaço excessivo, diarreia, náuseas e vômitos são alguns sinais de alerta.
Se você se identificou com alguns dos sintomas acima citados, procure informações mais precisas de um profissional da área, pois essas são só dicas e informações para se basear, não se medique.
Nada substitui a ajuda de um profissional em saúde!